quinta-feira, 31 de março de 2011

Projeto da Petrobras de divulgar a música brasileira popular


A Petrobras tem um projeto há 13 anos,que é conhecido como MPB Petrobras.Tem objetivo de realizar show com artistas consagrados da música brasileira nas cidades de Salvador,Aracaju,Maceió,Recife,Fortaleza,São Luis,Manaus,Brasilía,Belo Horizonte e Natal.

O MPB Petrobras se consolidou na cena da cultural brasileira oferecendo uma programação cultural de qualidade a preço popular e além disso oferece uam cota de convites para comunidades carentes.O projeto possibilita o acesso do público dos vários segmentos socias os trabalho de artistas de prestígio no panoroma musical brasileiro.


Realização do projeto:

*difundir o MPB e seus intérpretes consagrados.

*dar oportunidades a novos talentos regionais.

*levar espetáculos a centros urbanos,normalmente carentes desse tipo de entretendimento.

sábado, 26 de março de 2011

"Dei a quem pudesse servir"

Em 2003, a cantora Ana Carolina lança o terceiro disco de sua carreira, denominado: "Estampado". Contendo 13 canções, o CD inclui um de seus maiores sucesso: "Vestido Estampado".
No mesmo ano, Ana lança seu segundo DVD: "Estampado- Um instante que não para". Esse que é gravação de um show, no Claro Hall, Rio de Janeiro, com a presença de nove mil pessoas aplaudindo os sucessos da cantora.
De sua própria autoria, a canção que intitula o Blog, foi o maior estouro na época, e é tocada até hoje, tanto em seus shows, quanto em rádios e programas de televisão. A composição foi gravada, também, juntamente com o cantor Seu Jorge no DVD "Ana & Jorge", em 2004, que rendeu para os dois artistas 300 mil cópias e três discos de Platina.
"Vestido Estampado" é a narração do fim de um romance, nada amigável. ("Não quero ter ver. Dizem que você nem quer mais me olhar."). O vestido estampado é usado na canção como uma metáfora, para dizer que o amor que foi concedido está sendo passado para uma outra pessoa que "couber" ou combinar com ele. ("...seu vestido estampado dei a quem pudesse servir."). O narrador (a) diz, ainda, que não existe escapatória, a tristeza virá. ("Corra lá vem a tristeza atirando pra todos os lados.). A canção termina dizendo que tudo está acabado entre os dois "ex-amores".

Assista a versão de "Vestido Estampado" do DVD "Ana & Jorge":


sexta-feira, 25 de março de 2011

A Nova MPB

A popularização da Música Popular Brasileira, se deu a partir dos anos 60 em decorrência do avanço da comunicação através do radio, as canções caíram no gosto popular e perpetuam até hoje.

Com isso surgiu a nova MPB, que consiste de uma mistura entre o “novo” e o “velho”. Tem como principal referência a obra de artistas do inicio da MPB, mas procuram incorporar às canções elementos da música eletrônica como forma de atualizar o estilo e abranger um público maior.

Com a renovação de cantores e compositores nesse estilo, podemos citar alguns nomes dessa nova cena:


Maria Gadú


Mariana Aydar


Céu

História da Música Popular Brasileira

Podemos dizer que a Música Popular Brasileira surgiu depois da Bossa Nova por volta da década de 60.Com isso a televisão começou a se popularizar,foi quando a TV Record organizou um festival de Música Popular Brasileira.Nesse festival foram lançados Milton Nascimento,Elis Regina,Chico Buarque de Holanda,Caetano Veloso e Edu Lobo.Em 1964 a MPB tornou-se uma frente ampla cultural contra o golpe militar.
Na década de 70 vários músicos começaram a fazer sucesso pelo país.São exemplos Gal Costa e Maria Bethânia na Bahia,Belchior e Fagner ambos do Ceará,Alceu Valença de Pernambuco,Clarice Nunes de Minas Gerais,Raul Seixas e Rita Lee no cenário de rock e outros.
Em 1980 o rock entrou para o MPB,que ficou conhecido como Rock-pop Brasileiro.Nesse ritmo foram consagrados as Bandas,Legião Urbana,Titãs,Engeinheiros do Hawai,Nenhum de Nós,Capital Inicial,Barão Vermelho e entre outros.Nem uma Banda tinha coragem de fazer crítica, pelo fato da censura ainda vigorada na metade da década,aí Legião Urbana lança a música "Que País é Este".