sábado, 9 de abril de 2011

20 anos sem Gonzaguinha

No dia 29 de abril 2011, completará 20 anos que Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, nós deixou, mas sua herança musical perpetuou. Mesmo famoso por suas canções de amor como “Explode coração”, “Grito de alerta”, “Sangrando” ou “Começaria tudo outra vez”, Gonzaguinha sempre esteve ligado a músicas de protesto e de resistência a ditadura.

No inicio de sua carreira, foi apelidado de “cantor rancor” por conta de suas canções ásperas e apresentações agressivas aos olhos da mídia. Quando se submeteu ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), de suas 72 canções, 54 foram censuradas, entre elas seu primeiro sucesso “Comportamento Geral”. Com o começo da abertura política na metade da década de 70, Gonzaguinha passou a compor musicas de tom mais plausível para o público da época.

Nos últimos doze anos de vida, viveu em Belo Horizonte com a segunda mulher e uma filha caçula. Morreu aos 45 anos vítima de um acidente automobilístico quando voltava de uma apresentação em Pato Branco, no Paraná e dirigia rumo a Francisco Beltrão. Suas letras cortantes foram imortalizadas por interpretações de Maria Bethânia, Simone, Elis Regina, Fagner, e Joanna, que não nós deixaram esquecer de sua brilhante carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário