Mayasa Figueira Monjardim Matarazzo nasceu no Rio de Janeiro(Botafogo) 6 de junho 1936.Ao longo da sua carreira imortalizou uma discografia com mais de 25 títulos. Cristalizou uma das mais sensíveis obras da Música Popular Brasileira.
Filha de Inah e Alcebíades Monjardim,de uma rica e tradicional família do Espírito Santo, aos 18 anos casou-se com André Matarazzo que era de uma familia de milionários industriais paulistas, que era 20 anos mais velho.
O envolvimento com a música, no entanto, veio muito antes, pois desde a adolescência já gostava de cantar em festas familiares, compor algumas músicas (aos 12 anos compôs o samba-canção "Adeus"), além de tocar piano.
Em 1956, já grávida de seu único filho, Jayme Monjadim(que é diretor de telenovelas da Rede Globo e da Rede Record), conheceu o produtor Roberto Côrte-Real que, encantado com sua voz, quis contratá-la imediatamente para gravar um disco.
Maysa pediu então que ele esperasse o nascimento de seu filho. Quando este completou um ano de idade, a cantora gravou o primeiro disco, lançado no dia 20/11/1956 pela RGE, que então deixava de ser um estúdio de gravações de ingles publicitários para se tornar uma das mais importantes gravadoras brasileiras. Depois de dois anos de casamento, Maysa e André Matarazzo, que se opunha à carreira artística da esposa, se separaram. O fim do casamento abalou profundamente a cantora, levando-a à depressão. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a se relacionar com a "turma da bossa nova". Namorou o produtor Ronaldo Bôscoli. Foi a responsável pelo fim do noivado de Bôscoli com Nara Leão, ainda no Aeroporto do Galeão, na volta de uma turnê que fez à Argentina.
A partir dessa época, começou a ter problemas com a bebida e a se envolver em casos amorosos explorados pela mídia. Conheceu seu segundo marido, o advogado espanhol Miguel Azanza, quando fazia uma temporada na Europa. Depois de se casar, fixou residência na Espanha. Separada de Azanza, teve relacionamento amoroso com o ator Carlos Alberto, e, depois, com o maestro Júlio Medaglia.
Maysa morreu aos 41 anos no caminho da casa de praia em Maricá, enquanto dirigia a “Brasília azul” em alta velocidade, no dia 22 de Janeiro de 1977, por volta das 5 horas da tarde, na ponte Rio -Niterói. O efeito de anfetaminas somado à ingestão excessiva de álcool e ao cansaço físico e psicológico que a cantora vinha sofrendo teriam provocado o fatídico acidente.
Maysa: Quando fala o coração, minissérieMaysa: quando Fala o Coração foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e escrita por Manoel Carlos, com colaboração de Ângela Chaves, Maria Carolina e Mariana Torres; que retratou a vida da cantora Maysa. Além disso, teve direção geral e de núcleo de Jayme Monjardim, direção musical de Mário Meirelles e cenografia de Raul Travassos. Teve sua estréia no dia 5 de janeiro de 2009 terminando no dia 16 de Janeiro de 2009, totalizando dez episódios.
Curiosidade: Jayme Monjardim que era o diretor da minissérie e é filho de Maysa. Seus filhos também participaram da minissérie.Jayme Matarazzo , seu filho mais velho, o interpreta adulto (Jayme Monjardim) e, André Matarazzo, seu filho mais novo que o interpretou como criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário