sexta-feira, 6 de maio de 2011

Zélian Cristina Duncan Gonçalves Moreira(Niterói,28 de outubro de 1964) é uma cantora e compositora brasileira.


1981-1989:

Com 16 anos Zélia,em 1981 teve a oportunidade de participar de um concurso.Foi selecionada em primeiro lugar e lá foi o seu perimeiro Show,abriu com a canção "Fazenda" de Milton Nascimento.Após a apresentação bem sucedida várias portas se abriram paar ela.

Aos 22 anos(1987)voltou a Niterói morando com sua avó Zélia,na época trabalhava no tribunal Regional do Trabalho da 1° região do Rio de Janeiro e fazia de tudo um pouco.

No final de 1989,conheceu a diretora de Teatro Tiaciana Studart,que trouxe de Nova York ideias para um show,chamado "Zélia Cristina Caos".








1990-1993:Outra Luz:Zélia gravou o disco "Outra Luz",contudo não ficou completamente satissfeita com o resultado,considerando que o álbum não se parecia com ela.Esse Disco teve duas indicações para o prêmio Sharp,como melhor revelação e melhor cantora Pop-Rock.


1994-1995:Zélian Ducan,Catedral e estouro:Ela alterou seu nome artístico de Zélia Cristina para Zélia Duncan.Ness época foi lançado seu disco,há canções muito marcantes da carreira como "Lá Vou Eu","Nós Lençóis Desse Reggae","Não Vá ainda" e " Sentidos".

Em 1995 Catedral estouro nas rádios.Zélia fez milhares de shows pelo país a fora,interpretando todas as canções do CD.


1996-1997:Intimidade:Agosto e setembro de 1996 Zélia se dedicou ao novo álbum"Intimidade" onde contava com uma parceria com Christiaan.As Canções são"Enquanto","Intimidade","Bom para Você","Experimenta","Não tem Volta","Me Gusta" e outras.


1998-2000:Acesso:1998 foi o ano que Zélia comoçou a trabalhar no sucessor de "Intimidade".O Álbum trás onze faixas,são elas"Verbos Sujeitos","Haja","Sexo","Imorais","Toda Vez","O Lado Bom","As Vezes Nunca","Por Hoje","Depois do Perigo" e "Quase sem Querer".O disco foi lançado em outubro e Zélia seguiu Turnê até 2000.


2001-2003:Sortimento:Entre Janeiro e Fevereiro de 2001 ela gravou"Sortimento" nos esúdios Voices em São Paulo,em abril o disco estava nas lojas.Foi seu perimeiro disco lançado pela Universal Music e além disso ela estava completando 20 anos de carreira.Sortimento teve duas induicações ao Grammy Latino.



2004:Eu me transformo Em Outras:Foi gravado no dia 8 á 13 de Janeiro de 2004.Zélia descreveu o projeto:Que no repertório,ela tinha vontade de homenagear vozes e atores que fizeram ela tomar a decisão de dedicar a minha vida na música.Minha Eliseth Cardoso,Araci Almeida,Silvia Talles,Ná Ozetti,Heriveldo Barbosa,Tom e Vinicius,Nelson Gonçalves e outros.Em agosto ela ganhou o prêmio Rival BR de Música de melhor cantora,na terceira edição do evento.


2005:Pré Pós Tudo Bossa Band:O disco explora o famoso ecletismo da cantora,tanto quanto no estilo,como nas parcerias.Abre o álbum a faixa-titular,parceria com Lenine.O repertório passa pela balada"Benditas",parceria com Mart'nália.Zélia inicialmete planejava um samba foi quando ela enviou para Lulu Santos e ele aceitou gravar"Quisera Eu".Nesse disco tem também uma música gravada com César Guerra Peixe "Inclemência".


2006-2007:Os Mutantes:Zélia passou a se apresentar com Os Mutantes na renião do grupo.O histórico show no Barbican Theater,em Londre foi registrado em CD e DVD.Em 2007 ela lançou seu DVD ao Vivo "Pré Pós Tudo Bossa Band e anunciou sua saída dos Os Mutantes num comunicado oficial.Além disso sua canção"Carne e Osso" entrou paar trilh sonora da novela da Rede Globo "Sete Pecados".


2009-2010:Pelo sabor do Gesto:Chegou nas lojas em junho,as fotos são no cenério de Santa Tereza.Foi indicato o melhor álbum de MPB no Grammy Latino 2009.Em dezembro ela recordou o seu primeiro show da carreira na Sala Furnarte de Brasília.Em 2010 prosseguiu pela Turnê de divulgação do álbum pelo país e cantou na Quênia.


2011:Posse de Dilma Rousseff:Cantou na festa da posse na primeira presidente mulher do Brasil,na Esplanada dos Ministérios,em Brasília no dia 1 de janeiro de 2011.


DVD pelo Sabor do Gesto em Cena:No dia 28 de Janeiro anunciou no Twitter que a gravaçaõ do seu DVD seria ao vivo no Teatro Municipal de Niterói,em março.




Nenhum comentário:

Postar um comentário