terça-feira, 21 de junho de 2011
terça-feira, 7 de junho de 2011
Podcast: MPB x Ditadura
sábado, 4 de junho de 2011
Samba Meu em BH
Maria Rita Costa Camargo Mariano, nascida dia 9 de setembro de 1977 em São Paulo, é filha de Elis Regina e César Camargo. Formada em Marketing pela Universidade de Nova York, cantora e produtora musical, Maria Rita iniciou sua carreira musical aos 24 anos apesar da vontade que sempre teve de cantar.
Seu primeiro disco, que foi lançado em 2003, vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo. Ganhou o Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português e o troféu da categoria Melhor Cantora do Prêmio Multishow.
Em 2007 lançou seu terceiro disco 'Samba Meu', produzido por Leandro Sapucahy, e é com o repertório de músicas desse disco e com sucessos de sua carreira como intérprete que Maria Rita faz hoje show em Belo Horizonte ás 21hrs no Chevrolet Hall.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Música da época da Ditadura!
sábado, 28 de maio de 2011
Maysa Matarrazzo- Biografia e Minissérie
Mayasa Figueira Monjardim Matarazzo nasceu no Rio de Janeiro(Botafogo) 6 de junho 1936.Ao longo da sua carreira imortalizou uma discografia com mais de 25 títulos. Cristalizou uma das mais sensíveis obras da Música Popular Brasileira.
Filha de Inah e Alcebíades Monjardim,de uma rica e tradicional família do Espírito Santo, aos 18 anos casou-se com André Matarazzo que era de uma familia de milionários industriais paulistas, que era 20 anos mais velho.
O envolvimento com a música, no entanto, veio muito antes, pois desde a adolescência já gostava de cantar em festas familiares, compor algumas músicas (aos 12 anos compôs o samba-canção "Adeus"), além de tocar piano.
Em 1956, já grávida de seu único filho, Jayme Monjadim(que é diretor de telenovelas da Rede Globo e da Rede Record), conheceu o produtor Roberto Côrte-Real que, encantado com sua voz, quis contratá-la imediatamente para gravar um disco.
Maysa pediu então que ele esperasse o nascimento de seu filho. Quando este completou um ano de idade, a cantora gravou o primeiro disco, lançado no dia 20/11/1956 pela RGE, que então deixava de ser um estúdio de gravações de ingles publicitários para se tornar uma das mais importantes gravadoras brasileiras. Depois de dois anos de casamento, Maysa e André Matarazzo, que se opunha à carreira artística da esposa, se separaram. O fim do casamento abalou profundamente a cantora, levando-a à depressão. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a se relacionar com a "turma da bossa nova". Namorou o produtor Ronaldo Bôscoli. Foi a responsável pelo fim do noivado de Bôscoli com Nara Leão, ainda no Aeroporto do Galeão, na volta de uma turnê que fez à Argentina.
A partir dessa época, começou a ter problemas com a bebida e a se envolver em casos amorosos explorados pela mídia. Conheceu seu segundo marido, o advogado espanhol Miguel Azanza, quando fazia uma temporada na Europa. Depois de se casar, fixou residência na Espanha. Separada de Azanza, teve relacionamento amoroso com o ator Carlos Alberto, e, depois, com o maestro Júlio Medaglia.
Maysa morreu aos 41 anos no caminho da casa de praia em Maricá, enquanto dirigia a “Brasília azul” em alta velocidade, no dia 22 de Janeiro de 1977, por volta das 5 horas da tarde, na ponte Rio -Niterói. O efeito de anfetaminas somado à ingestão excessiva de álcool e ao cansaço físico e psicológico que a cantora vinha sofrendo teriam provocado o fatídico acidente.
Maysa: Quando fala o coração, minissérieMaysa: quando Fala o Coração foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e escrita por Manoel Carlos, com colaboração de Ângela Chaves, Maria Carolina e Mariana Torres; que retratou a vida da cantora Maysa. Além disso, teve direção geral e de núcleo de Jayme Monjardim, direção musical de Mário Meirelles e cenografia de Raul Travassos. Teve sua estréia no dia 5 de janeiro de 2009 terminando no dia 16 de Janeiro de 2009, totalizando dez episódios.
Curiosidade: Jayme Monjardim que era o diretor da minissérie e é filho de Maysa. Seus filhos também participaram da minissérie.Jayme Matarazzo , seu filho mais velho, o interpreta adulto (Jayme Monjardim) e, André Matarazzo, seu filho mais novo que o interpretou como criança.
Marcelo Jeneci
Nascido na Zona Leste de São Paulo, criado por sua mãe paulista e o pai pernambucano, apaixonado por Roberto Carlos e por instrumentos musicas, Marcelo Jeneci, hoje com 28 anos, já comemora 10 anos de carreira.
Marcelo passou a ter mais reconhecimento apartir de sua parceria com Vanessa da Mata, que rendeu a música "Amado" e fez parte da trilha sonora de uma novela em 2009, assinou também a música "Longe" com Arnaldo Antunes que mais tarde foi interpretada pelo cantor Leonardo.
Em dezembro de 2010 lançou seu primeiro álbum "Feito Pra Acabar". O disco contém 13 faixas, a maioria delas em parceria com grandes nomes da musica popular. Possui vários hits em potencial, como "Pra Sonhar" e "Copo D'água" além de já ser cotado como um dos melhores do ano.
Escute 'Copo D'água' >
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Festival Natura Musical Minas
Nesses 5 anos, foram mais de 130 projetos realizados em todas as regiões do país. Um conjunto de iniciativas reveladoras da nossa riqueza musical, que dialoga com a música de todos os cantos do mundo. Agora chegou a vez de Belo Horizonte receber este Festival, que irá reunir músicos mineiros e convidados de todo o Brasil em apresentações gratuitas, no dia 12 de Junho (ótima programação para o Dia dos Namorados).
Quatro praças de BH receberão os shows. Quatro palcos para dar espaço para todos os artistas, 12 horas de shows para dar tempo de ir em todos. Com excelentes atrações para todas as idades e participação de cantores renomados da MPB.
- Palco Praça da Liberdade infantil:
10:00 Oficina do Grupo Trampulim
11:00 Palavra Cantada
15:30 Pato Fu ( Música de Brinquedo)
17:00 Lô Borges e Pedro Morais
- Palco Duque de Caxias:
10:15 Pequeno Cidadão
12:00 Grupo Trampulim
14:30 Karina Buhr
16:00 Renegado
17:00 Marcelo Jeneci
- Palco Parque Lagoa do Nado:
10:30 Grupo Curupaco
12:00 Viva Viola com participação especial Meninas de Sinhá
14:30 Grupo Trampulim
15:40 Marku Ribas
17:00 Zé da Guiomar
- Palco Praça da Estação:
17:30 Orkestra Rumpilezz
19:00 Aline Calixto convida Carlinhos Brown
20:30 Milton Nascimento convida Roberta Sá e Maria Gadú
sábado, 21 de maio de 2011
Show de sucesso
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Toque Dela
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Ovelha Negra da Familia!Rita Lee
19/06/2011_Góias *Praça de evento da cidades de Góias
sábado, 14 de maio de 2011
"Pensa que sabe mentir o homem que eu amo"
Músicas do Disco "Micróbio do samba":
3. Pode se remoer
4. Mais perfumado
5. Beijo sem
6. Já reparo?
7. Vai saber
8. Vem ver
9. Tão chic
10. Deixa, gueixa
11. Você disse não lembrar
12. Tá na minha hora
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Seu Jorge!
Biografia:Começou a trabalhar com dez anos em uma borracharia.
1989-1990 serviu ao Exército Brasileiro,no Rio de Janeiro,fez um curso de corneteiro militar no 2°Batalhão de Infataria Motorizado(Regimento AVAÍ),mas não se adaptou a vida Militar.Saiu da vida militar em 1990.
Das várias profissões nunca esqueceu do seu verdadeiro sonho o de ser cantor.Desde adolescente,frequentava rodas de samba carioca com o seu pai e os irmãos em Bailes Funk e Bailes de Charmes da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite.
Foi ai quando o seu irmão Vitorio morreu em uma chacina levou a destruição da familia.Seu Jorge acabou virando um sem-teto por cerca de três anos.
A nova virada se deu quando o Clarinestita Paulo Moura o convidou para fazer um teste no teatro,foi aprovado e acabou participando de 20 espetáculos no teatro Municipla do Rio de Janeiro .Participou da formação da banda Farofa Carioca,que lançou um CD em 1998,contando com a mistura de vários ritmos.Daí Seu jorge passa a perticipar também de um disco com Tim Maia em um estúdio e na turnê do Planet Hemp em 2000
Disco solo:
Samba Esporte Fino(2001)
Carolina(2003)
Cru(2004)
The Life Aquatic With Steve Zissou,Studio Sessions,Featuring:Seu Jorge(2005)
América Brasil(2007)
América Brasil ao vivo(2009)
Perfil(2010)
Seu Jorge E Almaz(2010)
DVD
MTV apresenta Seu Jorge(2004)
Ana & Jorge com Ana Carolina (2005)
Seu Jorge-Live at Montreux (2006)
América Brasil Ao Vivo(2009)
Curiosidades:Seu Jorge é primo do Sambista Dudu Nobre.
Agenda de Shows:
14/05/2011_ Volta Rendonda
20/05/2011__Sorocaba(Clube Moteiro Lobato)
21/05/2011__Rio Preto(Monte Líbano)
22/05/2011__São Paulo(Festival de MPB Total)
sexta-feira, 6 de maio de 2011
sábado, 30 de abril de 2011
"Pague meu dinheiro e vista sua roupa"
Após o prometido, a entrega de ambos acaba-se naquele instante, uma relação que não teve nada além de um simples e medíocre 'prazer' momentâneo para saciar um capricho de uma das partes envolvidas, enquanto a outra ganha o seu pão trocando essas 'intimidades'. "(...)Baby, nossa relação acaba assim como um caramelo que chegasse ao fim, na boca vermelha de uma dama louca, pague meu dinheiro e vista sua roupa(...)".
O homem apenas quer que a sua parceira de momento saia para que outra entre e faça o mesmo "(...)Deixe a porta aberta quando for saindo(...)" Ele sai satisfeito por ter conseguido mais uma e a mulher que ali se entregou sai aos prantos, sem entender se o que fez foi errado,ou sem saber se apaixonou-se por um marginal, que teoricamente, não pode dividir seus sentimento com uma só, "(...)você vai chorando e eu fico sorrindo.Conte pras amigas que tudo foi mal, nada me preocupa de um marginal(...)".
quinta-feira, 28 de abril de 2011
ÁGUAS DE MARÇO!
Em 2001 foi nomeada como a melhor canção brasileira de todos os tempos em termo de uma pesquisa de 214 jornalistas brasileiros,músicos e outro artistas do Brasil,conduzida pelo jornal Folha de São Paulo.Em 2009 na Revista Rolling Stone a canção ocupava o Segundo lugar,atrás de "Contrução", de Chico Buarque de Holanda.
Quem é Tom Jobim:
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim(Rio de Janeiro,25 de Janeiro de 1927 - Nova Iorque, 8 de Dezembro de 1994),foi um compositor,maestro,pianista,cantor,arranjador e violonista brasileiro.
É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento Bossa Nova.É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.
Significado da Letra:
Letra se assemelha a um fluxo de consciência,se referindo a seres como pau,pedra,caco de vidro,nó na madeira,peixe,fim do caminho e muitas outros.A Metáfora central das "Águas de Março" é tomada como imagem da passagem da vida cotidiana,seu motocontínuo,sua inevitável progressão rumo á morte,como as chuvas do fim de março,que marca o final do verão no sudeste do Brasil.A letra aproxima a imagem da "água" a uma "promessa de vida",simbolo da renovação.Um dos meses mais chuvosos do calendário da cidade do Rio de Janeiro,março é tipicamente marcada por tempestades torrenciais e ventos fortes,que por vezes causam inundações em muito lugares,principalmente nos subúrbios da cidade.
Em Disco:
A canção foi lançada originalmente como Single no compcto Disco de Bolso,O Tom de Jobim e o Tal de João Bosco encartado no jornal O Pasquim,em maio de 1972,com João Bosco fazendo sua estréia em disco.Depois foi incluída no LP Matita Perê,do mesmo ano e teria sua versão mais famosa e considerada definitiva no dueto feito por Tom e Ellis Regina,no LP Elis & Tom de 1974,gravado em Los Angeles.http://www.youtube.com/watch?v=srfP2JlH6ls
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Festival Cultura Carioca: artistas que refletem a identidade da cidade
Para quem não conhece Cláudio Zoli, ele começou a cantar e a tocar violão ainda garoto. A estréia profissional foi aos 17 anos de idade na banda de Cassiano. Em 1982, com sua voz e sua guitarra, Zoli ajudou a fundar a banda Brylho, que no ano seguinte estourou nacionalmente o soul-reggae “A Noite do Prazer”. A banda acabou em 1985 e, no ano seguinte, ele estaria lançando o seu primeiro disco solo, “Livre Para Viver”. Três anos depois, Zoli voltou a ser sucesso quando Marina gravou “À Francesa”. Mais tarde, Elba Ramalho gravou sua “Felicidade Urgente”. Como sua carreira de intérprete não ia muito bem, em 1999, Zoli retomou a carreira fonográfica solo com o álbum “Férias”, no qual incorporou elementos do rap e do R&B a sua musica.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Do Rock para MPB!Nando Reis.
Ganhou seu primeiro violão com sete anos,sua Vó que deu.Aprendeu seus primeiros acordes com sua irmã,mas ele acredita que aprendeu mesmo quando passou a tocar sozinho todas as músicas do disco de Londres Caetano.
No dia 28 de setembro de 1982 teve seu primeiro show na frente da banda de rock titãs,foi a primeira formação da banda e contava com nove integrantes,sendo eles Arnaldo Antunes,Branco Mello,Marcelo Fromer,Paulo Miklos,Sérgio Britto,Tony Belloto,Ciro Pessoa,André Jung e Nando Reis.
Nando fez muito sucesso com a banda Titãs,mas em 2002 declarou que não se sentia preparado para gravar mais um disco com a banda,alegando que as mortes do guitarrista Marcelo Fromer e sua amiga Cássia Eller,ainda o abalavam muito.
Na ocasião, a saída foi oficializada,ainda que o baxista nunca tenha dito aos companheiros que estava pulando fora.O processo de separação já existia desde de 1993,quando Nando não coseguiu adaptar ao estilo pesado do disco Titanomaquia,ao mesmo tempo que gravava com artista de MPB.
Agora ele é conhecido como um dos maiores compositores da sua geração,compondo sucesso como "Diariamente" com a sua ex-namorada Marisa Monte,"All Star", "O Segundo o sol" e "Relicário" gravados por Cássia Eller,"Resposta" e " É Uma partida de futebol" gravados pelo grupo mineiro Skank,"Do seu lado" gravado pelo Jota Quest e "Onde você mora?" gravado pelo grupo Cidade Negra.Isso sem falar na vasta coleção de hits compostos durante sua permanência nos Titãs.Teve uma participação breve envolvendo Zezé Di Camargo & Luciano.
Seu último trabalho foi a gravação do DVD Bailão do Ruivão,um projeto com músicas nacionais e internacionais.
Curiosidade: Em Dezembro de 2010,numa entrevista á revista de música Billboard Brasil,assumiu ser bissexaul.
Site oficial:www.nandoreis.terra.com.br
Agenda para Semana Santa:
Ubatuba-São Paulo/22 de abril-(Sexta-feira)
Rio de Janeiro-RJ/23 de abril-(sábado)
sábado, 16 de abril de 2011
Afasta de mim esse 'Cale-se'
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Eterno Tim Maia!
Do cenário baiano para a música brasileira
Com quase oito anos de carreira, ainda chegou a fazer parte de três bandas: Zaccatimuana, onde criou o conceito de MCB (Música Cultural Brasileira); A Quadra de Samba, dedicada ao estudo do Samba-de-Roda do Recôncavo Baiano; e o Quarteto Lucaia. Após ser indicada como Cantora Revelação do Troféu Caymmi em 2007, Juliana lançou seu EP em 2009 destacando pelas faixas "Beira de Maré" e "Lição de Vida", além da regravação de "Batuque na Cozinha", sucesso de Martinho da Vila.
sábado, 9 de abril de 2011
Livro sobre as canções de Chico
20 anos sem Gonzaguinha
No inicio de sua carreira, foi apelidado de “cantor rancor” por conta de suas canções ásperas e apresentações agressivas aos olhos da mídia. Quando se submeteu ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), de suas 72 canções, 54 foram censuradas, entre elas seu primeiro sucesso “Comportamento Geral”. Com o começo da abertura política na metade da década de 70, Gonzaguinha passou a compor musicas de tom mais plausível para o público da época.
Nos últimos doze anos de vida, viveu em Belo Horizonte com a segunda mulher e uma filha caçula. Morreu aos 45 anos vítima de um acidente automobilístico quando voltava de uma apresentação em Pato Branco, no Paraná e dirigia rumo a Francisco Beltrão. Suas letras cortantes foram imortalizadas por interpretações de Maria Bethânia, Simone, Elis Regina, Fagner, e Joanna, que não nós deixaram esquecer de sua brilhante carreira.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Maria Rita ícone da MPB!
segunda-feira, 4 de abril de 2011
" Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias"
Este foi o nome dado ao quinto CD de Vanessa da Mata, contém 12 faixas inéditas, e conta com as parcerias de Lokua Kanza na música "Vá", e com Gilbeto Gil " Quando Amanhecer".Vanessa nasceu em 1976, em Alto Garças, no Mato Grosso. Na infância escutava de tudo, tinha um gosto bem variado para as músicas; de Luiz Gonzaga a Tom Jobim, de Milton Nascimento a Orlando Silva. Aos 14 anos mudou-se para Uberlândia, Minas Gerais, onde se preparava para fazer Medicina. Mas, o seu destino era outro. E aos 15 anos, começou a cantar em bares locais. Em 1992, mudou-se para São Paulo, onde começou a cantar na Shalla-Ball, uma banda de reggae de mulheres. Fez parte da banda jamaicana Black Uhuru, e depois fez parte do grupo de ritmos regionais Mafuá. Ainda foi jogadora de basquete e modelo.
Em 2002 lançou seu primeiro CD "Vanessa da Mata", que emplacou alguns sucessos que virou até trilha sonora de novela. Em 2004 lançou o disco "Essa boneca tem manual", que continha um de seus maiores sucessos de sua própria autoria "Ai, ai, ai, ai....". Em 2007 lançou seu terceiro disco entitulado " Sim", que foi gravado entre Brasil e Jamaica, e contou com a participação de Ben Harper, conhecido internacionalmente. Em 2009 veio seu primeiro DVD e CD ao vivo, "Multishow ao vivo, Vanessa da Mata", que registrou músicas de seus três outros trabalhos.
Com certeza, ela é uma das principais cantoras populares no Brasil de hoje, com uma agenda lotada de shows, com um jeito sempre tranquilo e bem humorado, e com músicas que caem rápido no gosto da galera.
domingo, 3 de abril de 2011
Pequenina e também gigante!!!
Marisa monte carioca nascida em 01 de julho de 1967, tendo uma grande afinidade a instrumentos em sua infância, chegando ate a estudar canto lírico, mas foi cantando musica brasileira na noite, acompanhada de amigos que ela veio a lapidar seu nome como uma das mais promissórias vozes da musica popular brasileira.Em 1989 ela lança seu primeiro disco "MM ao vivo”, confirmando seu talento para compor lança o seu segundo álbum “Mais” (1991). Contando com doces melodias e letras marcastes, continuou consolidando com outros sucessos como em 2006 com “infinito particular" http://www.youtube.com/watch?v=08OivAqsXKc.
sábado, 2 de abril de 2011
Ana Carolina em "Ensaio de Cores"
Novos Talentos: Mariana Aydar
Dona de uma voz poderosa, que canta pra fora. Contagia sua platéia com canções emocionantes e domina o palco, canta o que lhe parece bom e o que lhe dá prazer, esta é Mariana Aydar, paulista de 31 anos que estudou cello, violão e canto. Sua carreira teve inicio em 2000, mas só em 2004 durante sua estada em Paris, onde conheceu Seu Jorge que a convidou para abrir os shows de sua turnê européia, foi que Mariana começou a ser notada.
Em 2005 de volta ao Brasil, começou a investir em seu disco de estréia. Kavita 1, foi lançado em setembro de 2006 e nos contagiou com as canções “Deixa o Verão", "Zé do Caroço" e "Na Gangorra". Em 2009 lançou seu segundo álbum, com participações especiais de Mayra Andrade e Zeca Pagodinho.
Mariana Aydar é considerada uma das revelações da nova safra de cantoras da MPB, em 2007 foi indicada a Revelação no VMB (Video Music Brasil) e a música “Prainha” fez parte da trilha sonora de Malhação 2009.
quinta-feira, 31 de março de 2011
Projeto da Petrobras de divulgar a música brasileira popular
sábado, 26 de março de 2011
"Dei a quem pudesse servir"
Assista a versão de "Vestido Estampado" do DVD "Ana & Jorge":
sexta-feira, 25 de março de 2011
A Nova MPB
Com isso surgiu a nova MPB, que consiste de uma mistura entre o “novo” e o “velho”. Tem como principal referência a obra de artistas do inicio da MPB, mas procuram incorporar às canções elementos da música eletrônica como forma de atualizar o estilo e abranger um público maior.
Com a renovação de cantores e compositores nesse estilo, podemos citar alguns nomes dessa nova cena:História da Música Popular Brasileira
Na década de 70 vários músicos começaram a fazer sucesso pelo país.São exemplos Gal Costa e Maria Bethânia na Bahia,Belchior e Fagner ambos do Ceará,Alceu Valença de Pernambuco,Clarice Nunes de Minas Gerais,Raul Seixas e Rita Lee no cenário de rock e outros.
Em 1980 o rock entrou para o MPB,que ficou conhecido como Rock-pop Brasileiro.Nesse ritmo foram consagrados as Bandas,Legião Urbana,Titãs,Engeinheiros do Hawai,Nenhum de Nós,Capital Inicial,Barão Vermelho e entre outros.Nem uma Banda tinha coragem de fazer crítica, pelo fato da censura ainda vigorada na metade da década,aí Legião Urbana lança a música "Que País é Este".