terça-feira, 7 de junho de 2011

Podcast: MPB x Ditadura

O Blog Vestido Estampado apresenta seu primeiro podcast, com a participação das alunas Geisiane Fernanda, Marina de Melo, Nayara Perez e apresentação de Marina Marras. O tema abordado é "MPB x Ditadura". Os principais compositores, as músicas que marcaram e os trocadilhos e metáforas mais usados são alguns dos assuntos que vocês podem conferir.


sábado, 4 de junho de 2011

Samba Meu em BH



Maria Rita Costa Camargo Mariano, nascida dia 9 de setembro de 1977 em São Paulo, é filha de Elis Regina e César Camargo. Formada em Marketing pela Universidade de Nova York, cantora e produtora musical, Maria Rita iniciou sua carreira musical aos 24 anos apesar da vontade que sempre teve de cantar.
Seu primeiro disco, que foi lançado em 2003, vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo. Ganhou o Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português e o troféu da categoria Melhor Cantora do Prêmio Multishow.
Em 2007 lançou seu terceiro disco 'Samba Meu', produzido por Leandro Sapucahy, e é com o repertório de músicas desse disco e com sucessos de sua carreira como intérprete que Maria Rita faz hoje show em Belo Horizonte ás 21hrs no Chevrolet Hall.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Música da época da Ditadura!







Geraldo Vandré foi um nome artítico ultilizado por Geraldo Pedroso Araújo Dias Vandregísilo(João Pessoa, 12 de setembro de 1935),cantor e compositor brasileiro até 1968.Atualmente Geraldo é Advogado.










Vandré iniciou sua carreira musical nso anos 60,tornando-se famoso,pelas suas músicas que se tornaram ícones da oposição oa regime militar de 1964,como "Porta Estudante","Aroeira" e "Para não dizer que não falei das flores".










O sucesso veio com "Disparada",vencedora de fato do Festival da Canção da TV Record em 1966.Geraldo solicitou que "A Banda" de Chico Buarque dividisse o primeiro lugar com "Disparada".Em 1968 ao defender "Pra não dizer que não falei das flores" criou um dos hinos da resistência ao regime militar que ficou conhecida com a primeira palavra : "Caminhando".










Pra não Dizer que não falei das flores!





A melodia tem um ritmo de hino sua letra possui versos de rima fácil,que facilitam memorizá-lá,logo era cantada nas ruas.O sucesso da canção levou os militares a proibi-lá,uasndo como pretexto a "ofensa" á instituição contida nos versos.










Aprimeira artistas interpretar"Caminhando" após o período em que a canção esteve censurada foi Simone em 1979,conquistando enorme sucesso crítico e público.A canção também foi gravada por Ana Belén,Zé Ramalho e Charlie Brown jr.

sábado, 28 de maio de 2011

Maysa Matarrazzo- Biografia e Minissérie


Mayasa Figueira Monjardim Matarazzo nasceu no Rio de Janeiro(Botafogo) 6 de junho 1936.Ao longo da sua carreira imortalizou uma discografia com mais de 25 títulos. Cristalizou uma das mais sensíveis obras da Música Popular Brasileira.
Filha de Inah e Alcebíades Monjardim,de uma rica e tradicional família do Espírito Santo, aos 18 anos casou-se com André Matarazzo que era de uma familia de milionários industriais paulistas, que era 20 anos mais velho.

O envolvimento com a música, no entanto, veio muito antes, pois desde a adolescência já gostava de cantar em festas familiares, compor algumas músicas (aos 12 anos compôs o samba-canção "Adeus"), além de tocar piano.


Em 1956, já grávida de seu único filho, Jayme Monjadim(que é diretor de telenovelas da Rede Globo e da Rede Record), conheceu o produtor Roberto Côrte-Real que, encantado com sua voz, quis contratá-la imediatamente para gravar um disco.


Maysa pediu então que ele esperasse o nascimento de seu filho. Quando este completou um ano de idade, a cantora gravou o primeiro disco, lançado no dia 20/11/1956 pela RGE, que então deixava de ser um estúdio de gravações de ingles publicitários para se tornar uma das mais importantes gravadoras brasileiras. Depois de dois anos de casamento, Maysa e André Matarazzo, que se opunha à carreira artística da esposa, se separaram. O fim do casamento abalou profundamente a cantora, levando-a à depressão. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a se relacionar com a "turma da bossa nova". Namorou o produtor Ronaldo Bôscoli. Foi a responsável pelo fim do noivado de Bôscoli com Nara Leão, ainda no Aeroporto do Galeão, na volta de uma turnê que fez à Argentina.


A partir dessa época, começou a ter problemas com a bebida e a se envolver em casos amorosos explorados pela mídia. Conheceu seu segundo marido, o advogado espanhol Miguel Azanza, quando fazia uma temporada na Europa. Depois de se casar, fixou residência na Espanha. Separada de Azanza, teve relacionamento amoroso com o ator Carlos Alberto, e, depois, com o maestro Júlio Medaglia.


Maysa morreu aos 41 anos no caminho da casa de praia em Maricá, enquanto dirigia a “Brasília azul” em alta velocidade, no dia 22 de Janeiro de 1977, por volta das 5 horas da tarde, na ponte Rio -Niterói. O efeito de anfetaminas somado à ingestão excessiva de álcool e ao cansaço físico e psicológico que a cantora vinha sofrendo teriam provocado o fatídico acidente.

Maysa: Quando fala o coração, minissérie

Maysa: quando Fala o Coração foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e escrita por Manoel Carlos, com colaboração de Ângela Chaves, Maria Carolina e Mariana Torres; que retratou a vida da cantora Maysa. Além disso, teve direção geral e de núcleo de Jayme Monjardim, direção musical de Mário Meirelles e cenografia de Raul Travassos. Teve sua estréia no dia 5 de janeiro de 2009 terminando no dia 16 de Janeiro de 2009, totalizando dez episódios.


Curiosidade: Jayme Monjardim que era o diretor da minissérie e é filho de Maysa. Seus filhos também participaram da minissérie.Jayme Matarazzo , seu filho mais velho, o interpreta adulto (Jayme Monjardim) e, André Matarazzo, seu filho mais novo que o interpretou como criança.


Marcelo Jeneci


Nascido na Zona Leste de São Paulo, criado por sua mãe paulista e o pai pernambucano, apaixonado por Roberto Carlos e por instrumentos musicas, Marcelo Jeneci, hoje com 28 anos, já comemora 10 anos de carreira.
Marcelo passou a ter mais reconhecimento apartir de sua parceria com Vanessa da Mata, que rendeu a música "Amado" e fez parte da trilha sonora de uma novela em 2009, assinou também a música "Longe" com Arnaldo Antunes que mais tarde foi interpretada pelo cantor Leonardo.
Em dezembro de 2010 lançou seu primeiro álbum "Feito Pra Acabar". O disco contém 13 faixas, a maioria delas em parceria com grandes nomes da musica popular. Possui vários hits em potencial, como "Pra Sonhar" e "Copo D'água" além de já ser cotado como um dos melhores do ano.



Escute 'Copo D'água' >



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Festival Natura Musical Minas

A Natura criou em 2005, o Natura Festival por acreditar na música como na expressão do Bem Estar Bem.
Nesses 5 anos, foram mais de 130 projetos realizados em todas as regiões do país. Um conjunto de iniciativas reveladoras da nossa riqueza musical, que dialoga com a música de todos os cantos do mundo. Agora chegou a vez de Belo Horizonte receber este Festival, que irá reunir músicos mineiros e convidados de todo o Brasil em apresentações gratuitas, no dia 12 de Junho (ótima programação para o Dia dos Namorados).
Quatro praças de BH receberão os shows. Quatro palcos para dar espaço para todos os artistas, 12 horas de shows para dar tempo de ir em todos. Com excelentes atrações para todas as idades e participação de cantores renomados da MPB.

- Palco Praça da Liberdade infantil:
10:00 Oficina do Grupo Trampulim
11:00 Palavra Cantada
15:30 Pato Fu ( Música de Brinquedo)
17:00 Lô Borges e Pedro Morais

- Palco Duque de Caxias:
10:15 Pequeno Cidadão
12:00 Grupo Trampulim
14:30 Karina Buhr
16:00 Renegado
17:00 Marcelo Jeneci

- Palco Parque Lagoa do Nado:
10:30 Grupo Curupaco
12:00 Viva Viola com participação especial Meninas de Sinhá
14:30 Grupo Trampulim
15:40 Marku Ribas
17:00 Zé da Guiomar

- Palco Praça da Estação:
17:30 Orkestra Rumpilezz
19:00 Aline Calixto convida Carlinhos Brown
20:30 Milton Nascimento convida Roberta Sá e Maria Gadú

sábado, 21 de maio de 2011

Show de sucesso

"...Seja do jeito que for, eu te juro meu amor, se quiser voltar, tá perdoado...". Essa canção é uma das mais tocadas de Maria Rita, grande interprete da música brasileira. Filha da grande Elis Regina, começou a ter destaque no ano de 2003 quando lançou seu primeiro CD e não parou mais. Gravou DVDs que mostram como seus shows são ovacionados pelo público.
Sua agenda é completamente lotada, está em toda parte do Brasil esbanjando alegria e simpatia por onde falta. E não é por menos que está chega a vez de Belo Horizonte sentir sua energia positiva.
O Chevrolet Hall terá o prazer de receber uma grande cantora de MPB, que contará com a mistura das músicas de seus 3 CDs além de canções inéditas de sua carreira. A apresentação não possui a intenção de lançar algum novo CD ou DVD, mas sim a cantora e sua ginga. Como ela mesma diz, é " um show só nosso".
No dia 4 de Junho, as 21horas começará um grande espetáculo de sucesso. Terá cadeiras numeradas, pista e arquibancada. Para quem admira o profissionalismo da cantora não pode perder!

Para mais detalhes, acesse o site: http://www.chevrolethallbh.com.br/programacao/maria-rita-2/

Assita ao vídeo de um de seus shows:

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Toque Dela


Marcelo Camelo, natural do Rio de Janeiro, é compositor, cantor, guitarrista, violonista e poeta. Foi vocalista da banda Los Hermanos e segue em carreira solo desde 2008, quando lançou seu primeiro disco intitulado "Sou".
Em 03 de Março desse ano Marcelo lançou a música "Ôô" que pertence ao seu novo cd, "Toque Dela". Esse disco é um completo retrato de uma nova fase do cantor em busca de sua essência.
O compositor partiu de inúmeros e dedicados ensaios, chamou amigos e parceiros como, Guilherme Granado e Maurício Takara. Sabendo da importância de cada detalhe, Marcelo escolheu a dedo timbres e ataques de cada instrumento.
O resultado de tanta dedicação, parcerias e inspiração pode ser conferido nessa música.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ovelha Negra da Familia!Rita Lee

Filha de Charles Jones e Romilda Padula,ele descendente de imigrantes americanos e ela de italiano,fruto do que se costumava chamar "salada paulista",nasceu Rita Lee Jones Carvalho no último dia do ano de 1947.Desde pequena sempre mostrou interesse pela música.










Na adolescência,Rita se trancava no quarto já de pijama,pronta para dormir.O que a família não sabia era que ela pulava a janela para apresentar-se tocando bateria em festa de escola.Em uma dessas escapadas ela foi descoberta pela família.Esse não foi apenas um dos maiores susto.O Maior foi quando pediu seu pai uma bateria caramuru ao invés do baile tradicional de formatura.










Entre 1966 e 1972 foi,com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias,integrantes da banda Os Mutantes,cantando,tocando flauta e percussão.Em 1967 a banda acompanhou Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira(TV Record),na apresentação da canção antológica Domingo no Parque.Rita gravou seis discos com a banda entre 1967 e 1977 foi casada com Arnaldo.






Na década de 80 participou do especial, um programa da Rede Globo que era apresentado por Daniel Filho.Nesse programa era exibido uma série de entrevistas e músicas cuja o tema era "Mulher" e a discussão do papel feminino da sociedade.






Em 1991 Rita Lee se dedicou ao Rock'n'roll.Ela teve seu nome envolvido com drogas por muito tempo.No ano de 95 antes de abrir o primeiro show do Rolling Stones em solo brasileiro,deu entrada em um hospital por causa de overdose.





O especial 3001 contou com as participações de caetano veloso,Zélian Duncan,Paula Toller e Patu Fu.Considerando uma "máquina do tempo musical",3001 é nomeado o "Melhor Disco de Rock" no Grammy Latino de 2001.Logo,3001 gravou o CD com releituras de clássicos dos Beatles.





Passou a co-apresentar o programa de televisão Saia Justa no canal pago GNT.Em 2003 gravou o CD Balacobaco pela gravadora Som Livre.Os créticos considerou esse CD como"o melhor disco de Rita Lee nos últimos 10 anos".Com isso Rita emplaca nas rádios com o sucesso "Amor & Sexo"e na novela Senhora do Destino com a música"Tudo Vira Bosta"





No ano de 2006 ela fez uma mini-turnê que percorreu pequenas cidades do interior,tinha com objetivo testa o repertório para a turnê que ela ai fazer em 2007.Em 2008 fez uma turnê chamada PicNic fazendo show pelo brasil.





No início de 2009,é gravado no Rio de Janeiro o CD E DVD multishow ao vivo,que no mesmo ano é indicado ao Grammy Latino como o "Melhor Álbum Pop".Em 2010 Rita incia sua turnê ETC,que estreia em Belo Horizonte.









Curiosidade:




Ela foi convidada pelo diretor global Jorge Fernando para regravar o sucesso de 1985 da novelaTiTiTi. A música foi ultilizada para a novela que passou em 2010 novamente só que com outros personagens.














Agenda:




20/05/2011_Buenos Aires,Argentina *Teatro Gran Rex




23/05/2011_Montevideo,Uruguai *Cine Teatro Plaza




28/05/2011_Porto Alegre,Rio Grande do Sul *Teatro do Bourbon Country




10/06/2011_Belo Horizonte *Arena do Chevrolet Hall




Valor cadeiras numeradas(setor único):




R$ 140,00(inteira) e R$ 70,00(meia-entrada)




Pista/Arquibancada:




1°lote:R$ 80,00(inteira) e R$ 40,00(meia-entrada)




2°lote:R$90,00(inteira) e R$ 45,00(meia-entrada)

19/06/2011_Góias *Praça de evento da cidades de Góias

































sábado, 14 de maio de 2011

"Pensa que sabe mentir o homem que eu amo"

"Micróbio do Samba" é o nome do novo CD de Adriana Calcanhotto. Lançado este ano, contém 12 faixas em que o padrão sai fora do comum. Com muita ginga, as melodias são baseadas na mudança do estereótipo, em que o homem sai para beber e sambar enquanto a mulher cuida da casa e dos filhos esperando o marido chegar. Nas canções, as mulheres sobressaem e tomam partido para deixar seus amores loucos de ciúmes, ao inves de ficarem pedido para que eles as amem. "...Eu não sou mais quem você deixou, amor. Vou à lapa, decotada. Viro todas, beijo bem..." ('Beijo sem').
As músicas são espécies de cartas. Como na canção 'Mais Perfumado', em que a narradora perde a inocência em relação as mentiras masculinas. "...Quando reclama do meu vestido, quando se zanga porque trabalho. Quando se mostra muito amoroso. Quando aparece não atrasado, sai para o jogo com ar distraído e volta pra casa mais perfumado. Ele acredita que me engano, pensa que sabe mentir o homem que eu amo..."
Nas canções de Adriana é o homem quem suplica o amor. "...Por você largava tudo, arranjava o que fazer até voltaria cedo, eu deixava de bebe. Vem cá, vem ver, vem ver. Por você seria aquele que você mandasse ser, nunca chegaria tarde com a barba por fazer. Vem cá, vem ver, vem ver. Por você tomava rumo, arrumava o que fazer, eu levantaria cedo, eu cuidava do bebê..." ('Vem ver').
Com um CD totalmente inovado, Calcanhotto quer trazer atona que as mulheres não estão mais bobas e mandadas. os homens que se cuidem com elas, elas implorarão para pararem de beber, de sair e de se divertirem enquanto eles arrumam a casa e esperam por sua amada, que chegará de madrugada.



Escute a música "Mais Perfumado":






Músicas do Disco "Micróbio do samba":


1. Eu vivo a sorrir
2. Aquele plano para me esquecer
3. Pode se remoer
4. Mais perfumado
5. Beijo sem
6. Já reparo?
7. Vai saber
8. Vem ver
9. Tão chic
10. Deixa, gueixa
11. Você disse não lembrar
12. Tá na minha hora

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seu Jorge!

Seu Jorge nome verdadeiro Jorge Mário da Silva(São Gonçalo,8 de junho de 1970) é uma ator,cantor compositor brasileiro da MPB,de samba e soul.

Biografia:Começou a trabalhar com dez anos em uma borracharia.
1989-1990 serviu ao Exército Brasileiro,no Rio de Janeiro,fez um curso de corneteiro militar no 2°Batalhão de Infataria Motorizado(Regimento AVAÍ),mas não se adaptou a vida Militar.Saiu da vida militar em 1990.
Das várias profissões nunca esqueceu do seu verdadeiro sonho o de ser cantor.Desde adolescente,frequentava rodas de samba carioca com o seu pai e os irmãos em Bailes Funk e Bailes de Charmes da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite.
Foi ai quando o seu irmão Vitorio morreu em uma chacina levou a destruição da familia.Seu Jorge acabou virando um sem-teto por cerca de três anos.
A nova virada se deu quando o Clarinestita Paulo Moura o convidou para fazer um teste no teatro,foi aprovado e acabou participando de 20 espetáculos no teatro Municipla do Rio de Janeiro .Participou da formação da banda Farofa Carioca,que lançou um CD em 1998,contando com a mistura de vários ritmos.Daí Seu jorge passa a perticipar também de um disco com Tim Maia em um estúdio e na turnê do Planet Hemp em 2000

Disco solo:
Samba Esporte Fino(2001)
Carolina(2003)
Cru(2004)
The Life Aquatic With Steve Zissou,Studio Sessions,Featuring:Seu Jorge(2005)
América Brasil(2007)
América Brasil ao vivo(2009)
Perfil(2010)
Seu Jorge E Almaz(2010)

DVD
MTV apresenta Seu Jorge(2004)
Ana & Jorge com Ana Carolina (2005)
Seu Jorge-Live at Montreux (2006)
América Brasil Ao Vivo(2009)

Curiosidades:Seu Jorge é primo do Sambista Dudu Nobre.
Agenda de Shows:
14/05/2011_ Volta Rendonda
20/05/2011__Sorocaba(Clube Moteiro Lobato)
21/05/2011__Rio Preto(Monte Líbano)
22/05/2011__São Paulo(Festival de MPB Total)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Zélian Cristina Duncan Gonçalves Moreira(Niterói,28 de outubro de 1964) é uma cantora e compositora brasileira.


1981-1989:

Com 16 anos Zélia,em 1981 teve a oportunidade de participar de um concurso.Foi selecionada em primeiro lugar e lá foi o seu perimeiro Show,abriu com a canção "Fazenda" de Milton Nascimento.Após a apresentação bem sucedida várias portas se abriram paar ela.

Aos 22 anos(1987)voltou a Niterói morando com sua avó Zélia,na época trabalhava no tribunal Regional do Trabalho da 1° região do Rio de Janeiro e fazia de tudo um pouco.

No final de 1989,conheceu a diretora de Teatro Tiaciana Studart,que trouxe de Nova York ideias para um show,chamado "Zélia Cristina Caos".








1990-1993:Outra Luz:Zélia gravou o disco "Outra Luz",contudo não ficou completamente satissfeita com o resultado,considerando que o álbum não se parecia com ela.Esse Disco teve duas indicações para o prêmio Sharp,como melhor revelação e melhor cantora Pop-Rock.


1994-1995:Zélian Ducan,Catedral e estouro:Ela alterou seu nome artístico de Zélia Cristina para Zélia Duncan.Ness época foi lançado seu disco,há canções muito marcantes da carreira como "Lá Vou Eu","Nós Lençóis Desse Reggae","Não Vá ainda" e " Sentidos".

Em 1995 Catedral estouro nas rádios.Zélia fez milhares de shows pelo país a fora,interpretando todas as canções do CD.


1996-1997:Intimidade:Agosto e setembro de 1996 Zélia se dedicou ao novo álbum"Intimidade" onde contava com uma parceria com Christiaan.As Canções são"Enquanto","Intimidade","Bom para Você","Experimenta","Não tem Volta","Me Gusta" e outras.


1998-2000:Acesso:1998 foi o ano que Zélia comoçou a trabalhar no sucessor de "Intimidade".O Álbum trás onze faixas,são elas"Verbos Sujeitos","Haja","Sexo","Imorais","Toda Vez","O Lado Bom","As Vezes Nunca","Por Hoje","Depois do Perigo" e "Quase sem Querer".O disco foi lançado em outubro e Zélia seguiu Turnê até 2000.


2001-2003:Sortimento:Entre Janeiro e Fevereiro de 2001 ela gravou"Sortimento" nos esúdios Voices em São Paulo,em abril o disco estava nas lojas.Foi seu perimeiro disco lançado pela Universal Music e além disso ela estava completando 20 anos de carreira.Sortimento teve duas induicações ao Grammy Latino.



2004:Eu me transformo Em Outras:Foi gravado no dia 8 á 13 de Janeiro de 2004.Zélia descreveu o projeto:Que no repertório,ela tinha vontade de homenagear vozes e atores que fizeram ela tomar a decisão de dedicar a minha vida na música.Minha Eliseth Cardoso,Araci Almeida,Silvia Talles,Ná Ozetti,Heriveldo Barbosa,Tom e Vinicius,Nelson Gonçalves e outros.Em agosto ela ganhou o prêmio Rival BR de Música de melhor cantora,na terceira edição do evento.


2005:Pré Pós Tudo Bossa Band:O disco explora o famoso ecletismo da cantora,tanto quanto no estilo,como nas parcerias.Abre o álbum a faixa-titular,parceria com Lenine.O repertório passa pela balada"Benditas",parceria com Mart'nália.Zélia inicialmete planejava um samba foi quando ela enviou para Lulu Santos e ele aceitou gravar"Quisera Eu".Nesse disco tem também uma música gravada com César Guerra Peixe "Inclemência".


2006-2007:Os Mutantes:Zélia passou a se apresentar com Os Mutantes na renião do grupo.O histórico show no Barbican Theater,em Londre foi registrado em CD e DVD.Em 2007 ela lançou seu DVD ao Vivo "Pré Pós Tudo Bossa Band e anunciou sua saída dos Os Mutantes num comunicado oficial.Além disso sua canção"Carne e Osso" entrou paar trilh sonora da novela da Rede Globo "Sete Pecados".


2009-2010:Pelo sabor do Gesto:Chegou nas lojas em junho,as fotos são no cenério de Santa Tereza.Foi indicato o melhor álbum de MPB no Grammy Latino 2009.Em dezembro ela recordou o seu primeiro show da carreira na Sala Furnarte de Brasília.Em 2010 prosseguiu pela Turnê de divulgação do álbum pelo país e cantou na Quênia.


2011:Posse de Dilma Rousseff:Cantou na festa da posse na primeira presidente mulher do Brasil,na Esplanada dos Ministérios,em Brasília no dia 1 de janeiro de 2011.


DVD pelo Sabor do Gesto em Cena:No dia 28 de Janeiro anunciou no Twitter que a gravaçaõ do seu DVD seria ao vivo no Teatro Municipal de Niterói,em março.




sábado, 30 de abril de 2011

"Pague meu dinheiro e vista sua roupa"

"Baby, dê-me seu dinheiro que eu quero viver(...)", é o primeiro verso da música 'Garoto de Aluguel' de Zé Ramalho. Para quem nunca teve o prazer de escutar essa canção, não imagina o quão sua narração é angustiante, sobre a vida de um certo tipo de homem, "(...)dê-me seu relógio que eu quero saber quanto tempo falta pra lhe esquecer. Quanto vale um homem para amar você(...)".
A composição demonstra claramente que o narrador é uma 'prostituto', contando sobre sua intimidade e explicando suas regras para uma de suas clientes "(...)Minha profissão é suja e vulgar. Quero pagamento para me deitar, junto com você estrangular meu riso(...)", Ele, que ganha seu dinheiro vendendo o próprio corpo, não deseja nada que venha da mulher que tornou-se sua parceira naquele momento, e que em poucos minutos o deixará ,"(...)dê-me seu amor que dele não preciso(...)" .
Após o prometido, a entrega de ambos acaba-se naquele instante, uma relação que não teve nada além de um simples e medíocre 'prazer' momentâneo para saciar um capricho de uma das partes envolvidas, enquanto a outra ganha o seu pão trocando essas 'intimidades'. "(...)Baby, nossa relação acaba assim como um caramelo que chegasse ao fim, na boca vermelha de uma dama louca, pague meu dinheiro e vista sua roupa(...)".
O homem apenas quer que a sua parceira de momento saia para que outra entre e faça o mesmo "(...)Deixe a porta aberta quando for saindo(...)" Ele sai satisfeito por ter conseguido mais uma e a mulher que ali se entregou sai aos prantos, sem entender se o que fez foi errado,ou sem saber se apaixonou-se por um marginal, que teoricamente, não pode dividir seus sentimento com uma só, "(...)você vai chorando e eu fico sorrindo.Conte pras amigas que tudo foi mal, nada me preocupa de um marginal(...)".
A canção é de emocionar, e de fazer quem a ouve entrar na pele no garoto de aluguel ou da mulher que compra seus favores. Ao mesmo tempo que é deprimente a letra é diferente e faz com que cada um queria escutar mais uma vez.


Garoto de Aluguel, Zé Ramalho:




quinta-feira, 28 de abril de 2011

Águas de Março - Tom Jobim e Elis Regina no Fantástico

ÁGUAS DE MARÇO!

Águas de Março é uma canção brasileira do compositor,músico,arranjador,cantor e maestro Antônio Carlos Jobim.
Em 2001 foi nomeada como a melhor canção brasileira de todos os tempos em termo de uma pesquisa de 214 jornalistas brasileiros,músicos e outro artistas do Brasil,conduzida pelo jornal Folha de São Paulo.Em 2009 na Revista Rolling Stone a canção ocupava o Segundo lugar,atrás de "Contrução", de Chico Buarque de Holanda.
Quem é Tom Jobim:
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim(Rio de Janeiro,25 de Janeiro de 1927 - Nova Iorque, 8 de Dezembro de 1994),foi um compositor,maestro,pianista,cantor,arranjador e violonista brasileiro.
É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento Bossa Nova.É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.

Significado da Letra:
Letra se assemelha a um fluxo de consciência,se referindo a seres como pau,pedra,caco de vidro,nó na madeira,peixe,fim do caminho e muitas outros.A Metáfora central das "Águas de Março" é tomada como imagem da passagem da vida cotidiana,seu motocontínuo,sua inevitável progressão rumo á morte,como as chuvas do fim de março,que marca o final do verão no sudeste do Brasil.A letra aproxima a imagem da "água" a uma "promessa de vida",simbolo da renovação.Um dos meses mais chuvosos do calendário da cidade do Rio de Janeiro,março é tipicamente marcada por tempestades torrenciais e ventos fortes,que por vezes causam inundações em muito lugares,principalmente nos subúrbios da cidade.

Em Disco:
A canção foi lançada originalmente como Single no compcto Disco de Bolso,O Tom de Jobim e o Tal de João Bosco encartado no jornal O Pasquim,em maio de 1972,com João Bosco fazendo sua estréia em disco.Depois foi incluída no LP Matita Perê,do mesmo ano e teria sua versão mais famosa e considerada definitiva no dueto feito por Tom e Ellis Regina,no LP Elis & Tom de 1974,gravado em Los Angeles.http://www.youtube.com/watch?v=srfP2JlH6ls

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Festival Cultura Carioca: artistas que refletem a identidade da cidade

A Vivo trouxe para o Rio de Janeiro toda a sua experiência em realização de eventos, que resultou na criação do Vivo Rio, uma casa de espetáculos com uma incrível infraestrutura localizada no Parque do Flamengo. No dia 23 de Abril, será realizado lá o Festival Cultura Carioca: Rio de Verdade, com shows de Nando Reis, Cláudio Zoli e DJ.

Para quem não conhece Cláudio Zoli, ele começou a cantar e a tocar violão ainda garoto. A estréia profissional foi aos 17 anos de idade na banda de Cassiano. Em 1982, com sua voz e sua guitarra, Zoli ajudou a fundar a banda Brylho, que no ano seguinte estourou nacionalmente o soul-reggae “A Noite do Prazer”. A banda acabou em 1985 e, no ano seguinte, ele estaria lançando o seu primeiro disco solo, “Livre Para Viver”. Três anos depois, Zoli voltou a ser sucesso quando Marina gravou “À Francesa”. Mais tarde, Elba Ramalho gravou sua “Felicidade Urgente”. Como sua carreira de intérprete não ia muito bem, em 1999, Zoli retomou a carreira fonográfica solo com o álbum “Férias”, no qual incorporou elementos do rap e do R&B a sua musica.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Do Rock para MPB!Nando Reis.

Nasceu em São Paulo no dia 12 de janeiro de 1963 e foi batizado com o nome de José Fernando Gomes de Reis,mais ficou conhecido como Nando Reis.É um cantor,violonista e compositor brasileiro.




Ganhou seu primeiro violão com sete anos,sua Vó que deu.Aprendeu seus primeiros acordes com sua irmã,mas ele acredita que aprendeu mesmo quando passou a tocar sozinho todas as músicas do disco de Londres Caetano.





No dia 28 de setembro de 1982 teve seu primeiro show na frente da banda de rock titãs,foi a primeira formação da banda e contava com nove integrantes,sendo eles Arnaldo Antunes,Branco Mello,Marcelo Fromer,Paulo Miklos,Sérgio Britto,Tony Belloto,Ciro Pessoa,André Jung e Nando Reis.



Nando fez muito sucesso com a banda Titãs,mas em 2002 declarou que não se sentia preparado para gravar mais um disco com a banda,alegando que as mortes do guitarrista Marcelo Fromer e sua amiga Cássia Eller,ainda o abalavam muito.





Na ocasião, a saída foi oficializada,ainda que o baxista nunca tenha dito aos companheiros que estava pulando fora.O processo de separação já existia desde de 1993,quando Nando não coseguiu adaptar ao estilo pesado do disco Titanomaquia,ao mesmo tempo que gravava com artista de MPB.



Agora ele é conhecido como um dos maiores compositores da sua geração,compondo sucesso como "Diariamente" com a sua ex-namorada Marisa Monte,"All Star", "O Segundo o sol" e "Relicário" gravados por Cássia Eller,"Resposta" e " É Uma partida de futebol" gravados pelo grupo mineiro Skank,"Do seu lado" gravado pelo Jota Quest e "Onde você mora?" gravado pelo grupo Cidade Negra.Isso sem falar na vasta coleção de hits compostos durante sua permanência nos Titãs.Teve uma participação breve envolvendo Zezé Di Camargo & Luciano.



Seu último trabalho foi a gravação do DVD Bailão do Ruivão,um projeto com músicas nacionais e internacionais.




Curiosidade: Em Dezembro de 2010,numa entrevista á revista de música Billboard Brasil,assumiu ser bissexaul.



Site oficial:www.nandoreis.terra.com.br





Agenda para Semana Santa:

Ubatuba-São Paulo/22 de abril-(Sexta-feira)

Rio de Janeiro-RJ/23 de abril-(sábado)

sábado, 16 de abril de 2011

Afasta de mim esse 'Cale-se'

"Pai, afasta de mim esse cálice". Feita durante a ditadura militar no Brasil, a música "Cálice" foi composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973. Tentando se safarem da opressão da época, os compositores usaram metáforas para expressarem-se contra a repressão, tortura e exílio. A ordem dos ditadores era "Cale-se" (Cálice) ,a opinião da população não valia de nada, para os governantes, eles queriam todoso calados para tudo que acontecia, ou então quem quebrasse a regra iria para um passeio sem volta. "Como beber dessa bebida amarga, tragar a dor, engolir a labuta. Mesmo calada a boca, resta o peito silêncio na cidade não se escuta". Como ficar de boca fechada com tanta barbaridade acontecendo? Mesmo que todos se calem o coração grita. Chico e Gil queriam mostrar à população como eles e a maioria estavam sentindo com todos os acontecimentos. "De que me vale ser filho da santa, melhor seria ser filho da outra, outra realidade menos morta. Tanta mentira, tanta força bruta". De que vale viver em uma sociedade em que supostamente tudo é maravilhoso, com o governo impondo tudo? Assim, os cantores, com esta canção, querem transmitir a população que querem ter liberdade para fazerem o que bem entendem, o que era da vontade de todos os reprimidos. Não adiantava ter pão na mesa, se a opinião não podia ser expressada.


Assita o vídeo da música "Cálice", com Chico Buarque e Milton Nascimento:

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eterno Tim Maia!



Sebastião Rogrigues Maia,ninguém sabe quem é, pelo fato de conhecerem ele como Tim Maia.Nasceu no Rio de Janeiro,28 de setembro de 1942 ,foi um cantor e compositor brasileiro.Um dos pioneiros da introdução do estilo Soul na MPB e um dos maiores ícones da música brasileira.

Sua voz era grave e marcada por rouquidão,o que levo ele a conquista o sucesso.No ano 1957 integrou ao grupo The Sputniks,onde cantou junto com o Rei Roberto Carlos.Depois emigrou para os Estados Unidos,viveu por lá 5 anos,onde teve seus primeiros contatos com o Soul que era um gênero musical,estilo rhythm and blues e gospel.Teve preso e deportado por roubo e porte de drogas.

Em 1970 gravou seu primeiro LP "Tim Maia",que rapidamente tornou-se um sucesso com as canções "Azul da Cor do Mar "e "Primavera".Nos 3 anos seguintes, lançou os discos Tim Maia volume(1,2 e 3),fazendo o maior sucesso com "Não Quero Dinheiro" e "Gostava Tanto de Você".

De 1975 e 1977,aderiu a doutrina Cultural Racional,mas não deu certo e voltou ao seu estilo de música.Lançando "Me Dê Motivo" e " Descobridor De Sete Mares"

Já venceu o Prêmio Sharp como "Melhor Cantor" e ganhou um o apelido de Síndico do Brasil de seu amigo Jorge Ben Jor.

Na década de 90 diversos problemas assolaram sua vida,problemas como as Organizações Globo e a saúde precária,devido ao uso constante de drogas ilícitas e obesidade.

E no dia 15 de março de 1998 teve sua carreira interrompida por duas paradas cardiorrespiratórias,tendo que sair de ambulância do Teatro Municipal de Niterói.

Agora em 2011 o juiz aprova decisão da exumação do corpo de Tim.Esse processo vai ser feito para recolhecer uma suposta filha do cantor,mas a família é contra.


Homenagens:

Em janeiro de 2001 o guitarrista Robin Finck do Guns N' Roses tocou uma versão rocker de sucesso "Sossego",no Rock In Rio III.

No dia 14 de Dezembro de 2007,a Rede Globo homenageou ele no especial "Por Toda Minha Vida".

Em 2009 o cantor foi homenageado no Programa Som do Brasil,com participação do seu filho Leo Maia,Seu Jorge e outros.




Do cenário baiano para a música brasileira

A grande aposta para revelação da MPB em 2011 é Juliana Ribeiro. Além de cantora e compositora, Juliana, que é natural de Salvador-BA, é formada em História pela UFBA e também possui formação técnica em canto lírico na mesma universidade, e foi aluna especial da Unicamp/SP na Faculdade de Canto Popular.

Com quase oito anos de carreira, ainda chegou a fazer parte de três bandas: Zaccatimuana, onde criou o conceito de MCB (Música Cultural Brasileira); A Quadra de Samba, dedicada ao estudo do Samba-de-Roda do Recôncavo Baiano; e o Quarteto Lucaia. Após ser indicada como Cantora Revelação do Troféu Caymmi em 2007, Juliana lançou seu EP em 2009 destacando pelas faixas "Beira de Maré" e "Lição de Vida", além da regravação de "Batuque na Cozinha", sucesso de Martinho da Vila.

sábado, 9 de abril de 2011

Livro sobre as canções de Chico


Que fã nunca teve a curiosidade de saber como, quando e por que as canções como, "Apesar de você", "Beatriz", "Cala a boca, Bárbara", "Carolina", ou aquela que contém os versos "(...)estava atoa na vida e meu amor me chamou pra ver a banda passa, cantando coisas de amor(...)", feitas por Chico Buarque foram compostas? Foi pensando nisso que o escritor Wagner Homem escreveu o livro: "Histórias de canções: Chico Buarque" que revela as circunstâncias em que as composições do artista foram feitas.

Risos, lágrimas, bebidas, mulheres, amigos, cigarros, ditadura, repressão, exílio e muita música rodeiam a vida de Chico que é traduzida nas linhas do livro. Algumas músicas estão descritas (cada verso) e interpretadas de acordo com o acontecimento e o motivo de sua criação.

Em um texto bastante compreensivo e de fácil leitura, o leitor além de entender as composições de Buarque e seus amigos, começa, também, a ter um pouco de conhecimento da história recente do País, tanto no ponto político como no cultural.


Assista o vídeo com a canção "Roda Viva". Composição presente no livro "História de Canções: Chico Buarque":


20 anos sem Gonzaguinha

No dia 29 de abril 2011, completará 20 anos que Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, nós deixou, mas sua herança musical perpetuou. Mesmo famoso por suas canções de amor como “Explode coração”, “Grito de alerta”, “Sangrando” ou “Começaria tudo outra vez”, Gonzaguinha sempre esteve ligado a músicas de protesto e de resistência a ditadura.

No inicio de sua carreira, foi apelidado de “cantor rancor” por conta de suas canções ásperas e apresentações agressivas aos olhos da mídia. Quando se submeteu ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), de suas 72 canções, 54 foram censuradas, entre elas seu primeiro sucesso “Comportamento Geral”. Com o começo da abertura política na metade da década de 70, Gonzaguinha passou a compor musicas de tom mais plausível para o público da época.

Nos últimos doze anos de vida, viveu em Belo Horizonte com a segunda mulher e uma filha caçula. Morreu aos 45 anos vítima de um acidente automobilístico quando voltava de uma apresentação em Pato Branco, no Paraná e dirigia rumo a Francisco Beltrão. Suas letras cortantes foram imortalizadas por interpretações de Maria Bethânia, Simone, Elis Regina, Fagner, e Joanna, que não nós deixaram esquecer de sua brilhante carreira.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Maria Rita ícone da MPB!


Maria Rita Costa Camargo Mariano,nasceu 9 de setembro de 1977,cantora e produtora musical brasileira.Iniciou sua carreira tarde com 24 anos,pelo fato de ser filha da cantora Ellis Regina ,que era bastante famosa no Brasil.

Antes de se tornar cantora profissional,ela fez um estágio em uma revista para adolescentes e estudou no Estados Unidos da América.


Apesar no sucesso recente,consagrou-se como ícone da MPB.Ganhadora de 6 prêmios Grammy Latino de Melhor Artista Revelação sendo a única cantora brasileira que ganhou nessa categoria.Já ganhou vários Prêmio Multishow de Música Brasileira,entre outros prêmios.


Seu primeiro disco foi lançado em Setembro de 2003,chamava "Maria Rita" á música que fez sucesso foi "A Festa".Em 2005 Maria Rita grava seu segundo CD e por coincidência tinha o nome de "Segundo", e para terminar em 2007 ela lança o seu terceiro "Samba Meu",que teve até uma música na novela Duas Caras.


A notícia mais recente é que em 2012 tem a possibilidade de Maria Rita gravar pela primeira vez as canções mais famosas da sua mãe,pelo fato de está completando 30 anos da morte precoce de Ellis.

segunda-feira, 4 de abril de 2011


" Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias"

Este foi o nome dado ao quinto CD de Vanessa da Mata, contém 12 faixas inéditas, e conta com as parcerias de Lokua Kanza na música "Vá", e com Gilbeto Gil " Quando Amanhecer".

Vanessa nasceu em 1976, em Alto Garças, no Mato Grosso. Na infância escutava de tudo, tinha um gosto bem variado para as músicas; de Luiz Gonzaga a Tom Jobim, de Milton Nascimento a Orlando Silva. Aos 14 anos mudou-se para Uberlândia, Minas Gerais, onde se preparava para fazer Medicina. Mas, o seu destino era outro. E aos 15 anos, começou a cantar em bares locais. Em 1992, mudou-se para São Paulo, onde começou a cantar na Shalla-Ball, uma banda de reggae de mulheres. Fez parte da banda jamaicana Black Uhuru, e depois fez parte do grupo de ritmos regionais Mafuá. Ainda foi jogadora de basquete e modelo.

Em 2002 lançou seu primeiro CD "Vanessa da Mata", que emplacou alguns sucessos que virou até trilha sonora de novela. Em 2004 lançou o disco "Essa boneca tem manual", que continha um de seus maiores sucessos de sua própria autoria "Ai, ai, ai, ai....". Em 2007 lançou seu terceiro disco entitulado " Sim", que foi gravado entre Brasil e Jamaica, e contou com a participação de Ben Harper, conhecido internacionalmente. Em 2009 veio seu primeiro DVD e CD ao vivo, "Multishow ao vivo, Vanessa da Mata", que registrou músicas de seus três outros trabalhos.
Com certeza, ela é uma das principais cantoras populares no Brasil de hoje, com uma agenda lotada de shows, com um jeito sempre tranquilo e bem humorado, e com músicas que caem rápido no gosto da galera.

domingo, 3 de abril de 2011

Pequenina e também gigante!!!


Marisa monte carioca nascida em 01 de julho de 1967, tendo uma grande afinidade a instrumentos em sua infância, chegando ate a estudar canto lírico, mas foi cantando musica brasileira na noite, acompanhada de amigos que ela veio a lapidar seu nome como uma das mais promissórias vozes da musica popular brasileira.Em 1989 ela lança seu primeiro disco "MM ao vivo”, confirmando seu talento para compor lança o seu segundo álbum “Mais” (1991). Contando com doces melodias e letras marcastes, continuou consolidando com outros sucessos como em 2006 com “infinito particular" http://www.youtube.com/watch?v=08OivAqsXKc.

sábado, 2 de abril de 2011

Ana Carolina em "Ensaio de Cores"


Nos dia 27 de Março, a cantora Ana Carolina fez sua última apresentação da estreia, na capital mineira, da sua nova turne: "Ensaio de Cores". O show foi realizado na Fundação Clóvis Salgado, as 20:00h (Palácio das Artes, centro de Belo Horizonte).
O espetáculo teve a duração de 01:20h, como muito arranjo e melodia. Juntamente com a cantora, no palco estavam as instrumentistas. Uma banda totalmente inovada, somente de mulheres. No piano Délia Fischer, que já se apresentou em festivais de Jazz na Suíça, França e Alemanha; na bateria e percussão, Lanlan, que anteriormente fazia parte da banda de Marisa Monte e Cássia Eller; e no violoncelo, Gretel Paganini, de apenas 28 anos, é a nova revelação da música.
O projeto promovido por Ana Carolina mistura músicas inéditas da própria cantora, como "As Telas e Elas" e interpretação de canções, como "Todas Elas em um Só Lugar", de Lenine.
Telas pintadas por Ana foram exposta na entrada do salão para serem vendidas aos fãs que se interessassem. Ana que é diabética desde os 16 anos, faz com que parte da renda das pinturas seja revertida para ADJ (Associação de Diabetes Juvenil).
"A pintura de instalou fortemente em mim em meados de 2002, pouco antes do lançamento de 'Estampado', um álbum tão emocionalmente conturbado, que cheguei ao ponto de criar uma tela para cada canção. Para aliviar a sensação aflitiva do registro das canções em estúdio, eu pintava para ver aquelas canções que só ouvia. De lá para cá não parei mais"- conta a Ana Carolina. "A pintura elimina involuntariamente os limites que conheço e que invento para a música. Não estou em busca somente de beleza, quero, sobretudo, a comunicabilidade visual", explica. (Entrevista retirada do site http://www.jornalbleh.com.br/).
O projeto foi apresentado primeiramente em São Paulo, e logo depois no Rio de Janeiro. Em abril, a cantora se apresentará, novamente, em São Paulo no Citibank Hall.


Em vídeo, Ana pinta algumas de suas telas e dá algumas explicações:





Para saber mais, acesse: http://www.ensaiodecoresac.com.br/

Novos Talentos: Mariana Aydar


Dona de uma voz poderosa, que canta pra fora. Contagia sua platéia com canções emocionantes e domina o palco, canta o que lhe parece bom e o que lhe dá prazer, esta é Mariana Aydar, paulista de 31 anos que estudou cello, violão e canto. Sua carreira teve inicio em 2000, mas só em 2004 durante sua estada em Paris, onde conheceu Seu Jorge que a convidou para abrir os shows de sua turnê européia, foi que Mariana começou a ser notada.

Em 2005 de volta ao Brasil, começou a investir em seu disco de estréia. Kavita 1, foi lançado em setembro de 2006 e nos contagiou com as canções “Deixa o Verão", "Zé do Caroço" e "Na Gangorra". Em 2009 lançou seu segundo álbum, com participações especiais de Mayra Andrade e Zeca Pagodinho.

Mariana Aydar é considerada uma das revelações da nova safra de cantoras da MPB, em 2007 foi indicada a Revelação no VMB (Video Music Brasil) e a música “Prainha” fez parte da trilha sonora de Malhação 2009.



quinta-feira, 31 de março de 2011

Projeto da Petrobras de divulgar a música brasileira popular


A Petrobras tem um projeto há 13 anos,que é conhecido como MPB Petrobras.Tem objetivo de realizar show com artistas consagrados da música brasileira nas cidades de Salvador,Aracaju,Maceió,Recife,Fortaleza,São Luis,Manaus,Brasilía,Belo Horizonte e Natal.

O MPB Petrobras se consolidou na cena da cultural brasileira oferecendo uma programação cultural de qualidade a preço popular e além disso oferece uam cota de convites para comunidades carentes.O projeto possibilita o acesso do público dos vários segmentos socias os trabalho de artistas de prestígio no panoroma musical brasileiro.


Realização do projeto:

*difundir o MPB e seus intérpretes consagrados.

*dar oportunidades a novos talentos regionais.

*levar espetáculos a centros urbanos,normalmente carentes desse tipo de entretendimento.

sábado, 26 de março de 2011

"Dei a quem pudesse servir"

Em 2003, a cantora Ana Carolina lança o terceiro disco de sua carreira, denominado: "Estampado". Contendo 13 canções, o CD inclui um de seus maiores sucesso: "Vestido Estampado".
No mesmo ano, Ana lança seu segundo DVD: "Estampado- Um instante que não para". Esse que é gravação de um show, no Claro Hall, Rio de Janeiro, com a presença de nove mil pessoas aplaudindo os sucessos da cantora.
De sua própria autoria, a canção que intitula o Blog, foi o maior estouro na época, e é tocada até hoje, tanto em seus shows, quanto em rádios e programas de televisão. A composição foi gravada, também, juntamente com o cantor Seu Jorge no DVD "Ana & Jorge", em 2004, que rendeu para os dois artistas 300 mil cópias e três discos de Platina.
"Vestido Estampado" é a narração do fim de um romance, nada amigável. ("Não quero ter ver. Dizem que você nem quer mais me olhar."). O vestido estampado é usado na canção como uma metáfora, para dizer que o amor que foi concedido está sendo passado para uma outra pessoa que "couber" ou combinar com ele. ("...seu vestido estampado dei a quem pudesse servir."). O narrador (a) diz, ainda, que não existe escapatória, a tristeza virá. ("Corra lá vem a tristeza atirando pra todos os lados.). A canção termina dizendo que tudo está acabado entre os dois "ex-amores".

Assista a versão de "Vestido Estampado" do DVD "Ana & Jorge":


sexta-feira, 25 de março de 2011

A Nova MPB

A popularização da Música Popular Brasileira, se deu a partir dos anos 60 em decorrência do avanço da comunicação através do radio, as canções caíram no gosto popular e perpetuam até hoje.

Com isso surgiu a nova MPB, que consiste de uma mistura entre o “novo” e o “velho”. Tem como principal referência a obra de artistas do inicio da MPB, mas procuram incorporar às canções elementos da música eletrônica como forma de atualizar o estilo e abranger um público maior.

Com a renovação de cantores e compositores nesse estilo, podemos citar alguns nomes dessa nova cena:


Maria Gadú


Mariana Aydar


Céu

História da Música Popular Brasileira

Podemos dizer que a Música Popular Brasileira surgiu depois da Bossa Nova por volta da década de 60.Com isso a televisão começou a se popularizar,foi quando a TV Record organizou um festival de Música Popular Brasileira.Nesse festival foram lançados Milton Nascimento,Elis Regina,Chico Buarque de Holanda,Caetano Veloso e Edu Lobo.Em 1964 a MPB tornou-se uma frente ampla cultural contra o golpe militar.
Na década de 70 vários músicos começaram a fazer sucesso pelo país.São exemplos Gal Costa e Maria Bethânia na Bahia,Belchior e Fagner ambos do Ceará,Alceu Valença de Pernambuco,Clarice Nunes de Minas Gerais,Raul Seixas e Rita Lee no cenário de rock e outros.
Em 1980 o rock entrou para o MPB,que ficou conhecido como Rock-pop Brasileiro.Nesse ritmo foram consagrados as Bandas,Legião Urbana,Titãs,Engeinheiros do Hawai,Nenhum de Nós,Capital Inicial,Barão Vermelho e entre outros.Nem uma Banda tinha coragem de fazer crítica, pelo fato da censura ainda vigorada na metade da década,aí Legião Urbana lança a música "Que País é Este".